top of page

Alimentos Anti-Inflamatórios para Equilíbrio da Saúde Física e Mental

 

Incorporar alimentos anti-inflamatórios na sua dieta pode ajudar a reduzir a inflamação crônica no corpo e promover uma saúde melhor. Aqui estão algumas maneiras de fazer isso:


🥦Aumente o Consumo de Frutas e Vegetais

Berries (morango, mirtilo, framboesa), brócolis, espinafre, cenoura e as sementes de chia e linhaça são alimentos ricos em antioxidantes e compostos anti-inflamatórios. Adicione-os a saladas, smoothies ou como snacks.


🥑Incorpore Gorduras Saudáveis

Abacate, azeite de oliva extra virgem, nozes e sementes são excelentes fontes de gorduras saudáveis que ajudam a combater a inflamação. Use azeite para temperar saladas e cozinhar, e consuma um punhado de nozes como lanche.


🐠Peixes Gordurosos

Salmão, sardinha e cavala são ricos em ácidos graxos ômega-3, que possuem propriedades anti-inflamatórias. Inclua peixes gordurosos na sua dieta pelo menos duas vezes por semana.


🌿Especiarias e Temperos

Cúrcuma (açafrão-da-terra), gengibre, alho e canela são especiarias com potentes propriedades anti-inflamatórias. Adicione cúrcuma e gengibre aos seus sucos ou chá, e use alho e canela para temperar pratos e bebidas.


☕Chás e Infusões

Chá verde, chá de gengibre e infusões de ervas como camomila e hortelã podem ajudar a reduzir a inflamação. Tome uma ou duas xícaras por dia.


🍚Grãos Integrais

Substitua grãos refinados por grãos integrais como quinoa, aveia, arroz integral e cevada, que têm efeitos anti-inflamatórios. Inclua-os em suas refeições principais como acompanhamento ou em saladas.


🍋Frutas Cítricas

Laranjas, limões e toranjas são ricos em vitamina C, que tem propriedades anti-inflamatórias. Adicione essas frutas às suas saladas ou faça sucos naturais.


🍲Leguminosas

Feijão, lentilhas e grão-de-bico são ricos em fibras e antioxidantes que ajudam a combater a inflamação. Inclua leguminosas em sopas, ensopados e saladas.


🍟Evite Alimentos Inflamatórios

Reduza o consumo de alimentos processados e ultraprocessados, açúcares refinados, gorduras trans e saturadas (em excesso), que podem aumentar a inflamação no corpo.


😋Atenção à sua Fome

Comer apenas quando estiver com fome de verdade (aquela fome que a gente não "deseja" algo específico) e respeitar a saciedade no momento das refeições é fundamental para evitar uma má digestão e, consequentemente, um corpo inflamado.


Uma alimentação prioritariamente anti-inflamatória pode melhorar sua saúde de maneira significativa, ajudando a prevenir doenças crônicas e promovendo um bem-estar geral.

 

Neste post do blog, você aprende mais sobre os riscos para a saúde e bem-estar de estar com o corpo inflamado.

 

Para aprender mais sobre como reduzir a inflamação e melhorar sua saúde física e mental, inscreva-se na nossa newsletter "Equilíbrio Integral". Receba conteúdos exclusivos, dicas práticas e participe da nossa comunidade para transformar sua vida!

 

Conteúdo criado em parceria com nossa especialista Mariana Fontana, Nutricionista (CRN 17203).


Agende uma consulta com a Mari:

0 comentário

Commentaires


bottom of page